@destinoitasc
A cidade de Itá, em Santa Catarina, é exemplo de turismo sustentável no Brasil, com destaque em programas de certificação que promovem práticas ecológicas e culturais. Em busca de se posicionar entre os destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, Itá conquistou certificações importantes que reafirmam seu compromisso com a preservação ambiental e a valorização de sua história local. Confira nossos títulos!
Green Destinations: Itá entre os destinos mais sustentáveis
A Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a promover e apoiar o desenvolvimento sustentável em destinos turísticos ao redor do mundo. Fundada em 2013, a organização tem como objetivo incentivar práticas de turismo responsável, ajudar os destinos a melhorar sua sustentabilidade e reconhecer aqueles que alcançam altos padrões ambientais e sociais.
A Green Destinations oferece uma variedade de programas e iniciativas para destinos turísticos, incluindo certificações, consultoria, treinamento e ferramentas de avaliação. A organização trabalha em parceria com destinos, governos locais, empresas e comunidades para promover boas práticas sustentáveis.
Itá participa de um dos programas de certificação, o Green Destinations Award.
Green Destinations Award
O GD Awards indica níveis de conformidade (avaliados por auditores independentes) com o Green Destinations Standard que é um conjunto de critérios para medir, monitorizar e melhorar a política e gestão de sustentabilidade de destinos e regiões que torna o desenvolvimento sustentável concreto, objetivo e demonstrável.
A certificação é credenciada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) por aderir aos mais altos padrões de certificação transparente, objetiva e baseada em evidências. A auditoria é muito rigorosa, envolvendo ampla consulta às partes interessadas para verificar a conformidade, e esta deve ser totalmente apoiada por evidências documentadas.
Em 2023, o município de Itá buscou esta certificação, atingindo nível prat veja em https://www.greendestinations.org/home/about/destinations-collection/
Green Destinations Top 100 Stories
A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo 100 destinos e empresas como exemplos inspiradores de Turismo Sustentável para outros destinos, operadores turísticos e visitantes.
O concurso seleciona 100 histórias de Turismo Sustentável através de um concurso aberto. As histórias são julgadas em termos de eficácia, inovação e transferibilidade.
As melhores histórias da lista Top 100 são indicadas para o Green Destinations Story Awards, celebrado na conferência anual da ITB em Berlim.
Itá participou pela primeira vez do Green Destinations Top 100 Stories em 2021 e logrou estar entre as 100 melhores histórias de turismo sustentável do mundo desde então.
Em 2021 competiu registrando o Museu dos Balseiros que resgata a história dos colonizadores da região que transportavam madeira através do Rio Uruguai até a Argentina
Veja mais em https://www.greendestinations.org/wp-content/uploads/2023/01/2021_Ita.pdf
No ano de 2022, Itá concorreu com a História do resgate sócio cultural do município por ocasião da mudança da cidade devido a construção da usina hidrelétrica, preservado pelas casas de memória Camarolli e Alberton. Veja mais em https://tempo.greendestinations.org/ita-casas-de-memoria-camarolli-e-alberton/
Já em 2023 novamente competiu, desta vez contando a história de criação e aplicação do Selo Verde, programa de certificação local com vistas a incentivar a implementação de práticas sustentáveis nos empreendimentos comerciais. Veja mais em https://www.greendestinations.org/ita-brazil/
Em 2024 Itá candidatou-se com a história da produção de cachaça no município e de como o turismo tem ajudado a preservar essa tradição. Veja mais em https://www.greendestinations.org/wp-content/uploads/2024/09/Top-100-2024-GPS-Ita-Cachaca-of-Ita_-preservation-of-history-and-business-through-tourism.pdf
Bandeira Azul: um reconhecimento para a Prainha de Itá
A certificação da Prainha de Itá foi renovada para a temporada de 2024/2025, mantendo a cidade no seleto grupo de destinos que garantem sustentabilidade para os visitantes. Em 2023, Itá fez história ao ser a primeira cidade das Américas a obter a Bandeira Azul para uma praia de águas pluviais, destacando-se pela qualidade da água, gestão ambiental, educação e segurança.
Programa Bandeira Azul
Programa Bandeira Azul para Praias, Marinas e Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Iniciou na França em 1985 e foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente o Programa Bandeira Azul se tornou global. No Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas desafiando as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente a nível local, regional e internacional.
Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
Em 2023 Itá teve a primeira praia de águas pluviais das américas a ser contemplada com esse prêmio.
Certificação temporada 2023/2024
Certificação temporada 2024/2025
Matéria reprodução adaptada por Destino Itá